marcela levi

EN

Deixa Arder
solo de dança

Marcela Levi & Lucía Russo | Improvável Produções
Brasil | Argentina
2017

uma peça de Marcela Levi & Lucía Russo em colaboração com Tamires Costa

Relacionando manifestações como o passinho, o pop, o burlesco e o grotesco, o solo DEIXA ARDER remixa Thelonious Monk, Dizzy Gillespie, Nina Simone, Michael Jackson, Valeska Gert, Josephine Baker, Woody Woodpecker, Macunaíma, Grande Otelo, Jorge Ben Jor e Mc Carol! Equivale a dizer que as artistas abordam a identidade à maneira de um empilhamento. Complexo tanto quanto vertiginoso.

"Deixa Arder" é uma expressão que pode dizer, ao mesmo tempo, "que tudo se exploda" e "deixa te atravessar, te queimar, te penetrar". Numa relação de muita proximidade com os espectadores, a dança furiosamente bem-humorada de Tamires Costa dialoga com a linguagem do stand-up, do show off e do music-hall. Mas isso se subverte num extremismo da interpretação. Afinal, nada se produzirá como se poderia prever.

O trabalho, que estreou em 2017 no Rio de Janeiro, foi considerado pelo jornal "O Globo" como um dos espetáculos de destaque daquele ano. Desde então, ele foi apresentado em países como Portugal, França, Peru, Chile e Suíça.


FICHA TÉCNICA

Concepção e direção: Marcela Levi & Lucía Russo
Performance e cocriação: Tamires Costa
Colaboração (processo de criação): Ícaro dos Passos Gaya
Estagiárias: Taís Almeida, Anne Naukkarinen
Desenho de Luz: Catalina Fernández, Tábatta Martins
Desenho de som: toda a equipe
Figurino: Levi & Russo
Registro fotográfico: Paula Kossatz, Marcela Levi
Registro de vídeo: Renato Mangolin, Luiz Guilherme Guerreiro
Programação visual: Paula Delecave
Produção e realização artística: Improvável Produções
Distribuição e coprodução: Something Great (Berlin - DE)
Apoio: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro | Secretaria Municipal de Cultura, Projeto Entre/Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, Espaço Cultural Sítio Canto da Sabiá, Consulado da Argentina no Rio de Janeiro